quinta-feira, 8 de março de 2012

Dinâmicas


CHUPANDO BALAS

Dinâmicas Divertidas para Crianças, Jovens e Adolescentes - Chupando balas
Essa dinâmica divertida para crianças e jovens tem por objetivo estimular o Trabalho em Equipe, Raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal.
Materiais: Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja.
Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.
Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeja no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.
Muito divertida esta dinâmica, faz com que crianças desde pequenas entendam que trabalhando em equipe podem fazer muito mais.
Dicas:
Observar se o participante tem capacidade de realização e tem boa percepção, para identificar a solução do problema. Verificar a cooperação entre os participantes.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2




  • O CÍRCULO MÁGICO
  •                                         (autor desconhecido) 
  •          O Círculo Mágico é uma expressão inspirada nos rituais e costumes da era primitiva. Todas as atividades consideradas importantes para estes povos eram celebradas em formas de círculos, denominados “mágicos”.
  • Acreditavam estes povos que, através da energia emanada entre as pessoas componentes da roda (Círculo), os maus espíritos eram afastados e os bons ali permaneciam.
  •          A forma circular vem nos acompanhando ao longo da história nas rodas cantadas, na forma da lua cheia, do sol, da terra, da bola.
  •          E... Quando entramos no círculo, não estamos a disputar a liderança, estamos confiando nos amigos.
  • Afinal... Só damos as costas ao outro quando nele confiamos.
  •  
  • o       Neste círculo somos todos iguais;
  • o       Não há primeiro, não há último;
  • o       Estamos todos no mesmo plano;
  • o       Neste círculo enxergo você a minha direita, você a minha esquerda e você diante de mim;
  • o       Que permaneçam, neste círculo, a motivação, a cooperação, a disponibilidade, o ânimo, a comunicação efetiva, a flexibilidade, a alegria, o compromisso comigo e com o outro;
  • o       Expulsamos do círculo mágico: a desmotivação, a crítica maliciosa, a apatia, a inveja, a competição exacerbada, o autoritarismo e as forças negativas;
  • o       E... Neste círculo, simbolizamos nossa força, união enquanto grupo;
  • o       Mesmo quanto ele for desfeito, permanecerá a força...
  • ...do CIRCULO MÁGICO.




QUEBRA-GELO (Dinâmica do 1, 2, 3 )

Objetivo: Quebra-gelo

Procedimento:

1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.

2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.

3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.

4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".

A situação fica bem divertida.




  • A PALAVRA QUE TRANSFORMA
  • OBJETIVO : Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.
  • MATERIAL : um bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esoponja e uma vazilha com água.
  • DESENVOLVIMENTO :
  • • Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós.
  • • Dê um objeto para cada pessoa.
  • • Colocar 1º a bolinha de isopor na água.
  • • Refletir : o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus ? Somos também impermeáveis ?
  • • Mergulhar o giz na água.
  • • Refletir : o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?
  • • Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda toda a água que ele se encheu.
  • • Refletir : o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ?
  • • Mergulhar a esponja e espremer a água.
  • • Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.



 Passeio às Cegas

Categorias: - Confiança - Questões de Minorias - Respeito e Valores Pessoais

Objetivos: Demonstrar o quanto dependemos uns dos outros e o quanto podemos contribuir para crescimento de cada um.

Nº de Participantes:
até 20 participantes
Material: Não necessita material
Desenrolar: Pode-se começar formando duplas. Um dos componentes da dupla fecha os olhos e passa a andar guiado pelo outro durante dois minutos.
Não é permitido abrir os olhos e nem tocar no companheiro, tão somente o som da voz do outro o guiará.
Logo em seguida, trocam-se os papéis e o que antes era o guia, passa ser o guiado.
Depois de terminada esta dinâmica, todos se reúnem para um momento de compartilhar, onde são respondidas várias perguntas: O que você sentiu durante o tempo em que estava sendo guiado pelo outro?
Aconteceu de sentir-se tentado a abrir os olhos?
Teve total confiança em seu líder?
Pensou em se vingar do outro quando chegasse sua vez de ser o guia?
Sentiu-se tentado a fazer alguma brincadeira com o "ceguinho"? Procure esclarecer juntamente com o grupo a definição dos termos "coração compassivo, longanimidade, humildade", etc.
Faça perguntas do tipo: "O que falta em você para que as pessoas confiem mais no seu auxílio?" e "Qual a maior ajuda que você pode prestar neste momento de sua vida para as pessoas e para o grupo?".
Conclusão:
Precisamos, sem dúvida alguma, uns dos outros. Para que a mutualidade possa ocorrer de forma dinâmica e eficaz, é preciso desenvolver características de caráter que nos capacitem a desempenhar nosso papel fraterno.




OS BOMBONS

Esta Dinâmica pode ser usada como complemento, quando for trabalhados temas como: Mãe e/ou pai; Educação da infância, Meninice e Adolescência; e/ou Amor e segurança.
MATERIAL
Alguns pacotes de bombons
DESENVOLVIMENTO
Solicitar que as pessoas do grupo fechem os olhos, estendam as mãos e aguardem.
Distribui-se os bombons de maneira desordenada, isto é, alguns recebem muitos, outros receberão poucos e alguns não receberão nada.
Peça para abrirem os olhos e pergunte o que sentiram: alegria, tristeza, decepção, desânimo, inveja.
CONCLUSÃO:
Os nossos filhos estão assim: de braços abertos, de mãos estendidas, confiando em nós, cheios de expectativas.
E nós, o que temos dado a eles?
Pouco? O suficiente?






PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Material: Bexiga, tira de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)

O  facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc.

Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.

Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:

1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;

2) a quem saiu, o que ele sentiu.

Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para solução de todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.

Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.

Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranqüilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...

(As palavras devem ser escolhidas conforme o objetivo que se deseja alcançar com a Dinâmica. 



Caminhando entre obstáculos
Material necessário: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de  obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Desenvolvimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram. As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O professor com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala. O professor insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o professor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo  tem auxílio para vencer. I Co. 10:12-13







DINÂMICA: TRABALHO EM EQUIPE 
   
MATERIAL: Gravador. CD com músicas bem animadas.  
Duas argolas com fitas de elástico de 60 cm cada. 
Um alvo. 

OBJETIVO: Integração. Promover maior descontração. Exercitar a 
colaboração e o trabalho em equipe. 

DESENVOLVIMENTO: 

1- O facilitador divide os participantes em duas equipes. 

2- Cada participante deverá passar dentro da argola de elástico, 
dirigir-se até o alvo, retornar à equipe e encostar a mão no próximo 
jogador. 

3- O objetivo é que todos os integrantes de cada equipe passem pela 
argola no menor tempo possível. Cada equipe deverá providenciar 
para que isso seja possível. 

4- Plenária: Cada um expressa o que achou da dinâmica: Gostou? 
Sentiu alguma dificuldade, por que? Qual foi o objetivo da dinâmica? 

Outra opção: Deixar o grupo todo como uma grande equipe, cujo 
objetivo é todos passarem pela argola no menor tempo possível. 




DINÂMICA: A ÁRVORE
Objetivos: Conhecimento, apresentação e integração do grupo.
Material: uma folha de papel em branco para cada participante.
Lápis, caneta ou pincel.
Desenvolvimento:
· Cada participante recebe uma folha de papel.
· O facilitador motiva para que acompanhem o processo do
desenho e façam por etapas, conforme vai indicando:
a)Desenhe a raiz de uma árvore e coloque aí a data de seu
nascimento, o nome de pessoas que marcaram seu passado,
acontecimentos marcantes dos primeiros anos de vida.
b)Desenhe o tronco da árvore e nele anote o que faz sempre (em
que gasta a vida), a motivação que lhe faz crescer.
c)Desenhe folhas, flores e frutos e neles escreva suas esperanças,
sonhos.
d)Dê nome à árvore e escolha outra árvore (colega) com quem irá
partilhar o que escreveu, ou seja a sua árvore (seu eu).
e)Depois, quem quiser pode partilhar a experiência em plenária.
f)Avaliar a dinâmica, partilhar os sentimentos e as descobertas.



%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

DINÂMICA: PORQUE EU AMO VOCÊ
OBJETIVO: Promover a Integração entre os participantes. Criar um
clima espiritual e amoroso.
MATERIAL: Tiras de papel para ser distribuída aos participantes.
DESENVOLVIMENTO:
· Distribuir as tiras de papel aos participantes, solicitando que cada
qual escreva o seu próprio nome de forma bem legível, e depois
dobre.
· Recolher os papéis, misturar e distribuir novamente, pedindo que
cada um verifique se não tirou o próprio nome. Em caso positivo,
deverá devolver e pegar outro papel.
· Cada participante deverá ler para si o nome da pessoa que tirou e
pensar porque ama essa pessoa. Que qualidades ela tem que você
mais admira.
· Cada um deverá dizer o nome da pessoa que tirou e dizer em voz
alta porque ama essa pessoa.
· Outra variação seria iniciar falando “eu amo essa pessoa porque
ela tem tais e tais qualidades, etc, etc, e por fim, mencionar o nome
da pessoa a quem está se referindo.
· Comentários dos participantes sobre a dinâmica.



########################################################
DINÂMICA: Minha Ilha
MATERIAL: Papel e lápis (podem ser lápis coloridos)
OBJETIVO: Favorecer a desinibição; aprofundar o conhecimento entre os
membros do grupo;
DESENVOLVIMENTO:
1- Distribuir papel e lápis para cada participante do grupo, que estará posicionado
em círculo.
2- Depois de uma viagem imaginária em que você se salva de um naufrágio, você
encontra “abrigo” em uma ilha.
3-Orientar que cada pessoa deverá fazer um desenho de sua ilha. O desenho
deve ser bastante espontâneo.
4- Escreva ou desenhe que pessoas e que atividades você poria na sua ilha.
5-Desenhe tudo o que você precisa para sobreviver na sua ilha.
6-Marcar um tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu desenho.
7-Uma vez concluídos os desenhos, cada pessoa deve sair do seu lugar, mostrar
o cartaz, de forma visível, aos demais membros do grupo e proceder a sua
apresentação: nome e explicação do desenho.
8- Plenária:
Ao final, o facilitador dá oportunidade para quem quiser fazer mais alguma
referência a alguém acerca de sua apresentação. Cada um também fica livre para
expressar o que achou da dinâmica. Se sentiu alguma dificuldade, por que? Qual
foi o objetivo da dinâmica?




****************************************************************
DINÂMICA: DESAFIO DAS CORES
MATERIAL: Gravador. CD com músicas harmonizantes. Papel com o exercício
de auto avaliação. Papel nas cores verde, vermelho, amarelo, azul e branco.
OBJETIVO: Promover maior conhecimento de si e do grupo. Desenvolver a
capacidade de reconhecer qualidades e valores em si e nos outros.
DESENVOLVIMENTO:
Frase: “Não existe em lugar nenhum do planeta, alguém que não tenha nada a
oferecer ou nada a receber.”
1-Texto de Sensibilização:
Reconhecer os valores e o potencial das pessoas à nossa volta é o ponto de
partida para o estabelecimento da confiança nas relações interpessoais. Todos
gostamos de nos sentir qualificados. É mais fácil ver as qualidades nos outros
quando descobrimos nosso potencial, nossa força. No desafio das cores
convidamos cada um a identificar seu mapa pessoal de qualificação a partir de
uma viagem pelos caminhos das cores. O ser humano pode ser comparado ao
arco-íris, cheio de riquezas e potencialidades. Às vezes, não conseguimos
expressá-las. Nosso meio ambiente faz-nos esquecer o que somos e o que temos.
2-O Facilitador distribui as folhas e solicita que cada um preencha o exercício de
auto-avaliação.
9- Exercício de auto-avaliação:
Marque pontos de 01 à 04, de acordo com a escala:
1- raramente 2- algumas vezes 3- Freqüentemente 4- sempre
Comportamento, reações, atitudes e ações que normalmente apresento:
Verde
( ) Ousadia
( ) Inovação
Vermelho
( ) Paixão
( ) Emoção
Amarelo
( ) Energia
( ) Radiância
( ) Espontaneidade ( ) Explosão ( ) Calor
( ) Criatividade ( ) Afetividade ( ) Positivismo
( ) Flexibilidade ( ) Sensibilidade ( ) Animação
( ) Ludicidade ( ) Carinho ( ) Entusiasmo
Total: Total: Total:
Azul
( ) Organização
( ) Minúcia
( ) Boa Memória
( ) Realização do que foi planejado
( ) Capacidade de síntese
( ) Facilidade para administrar
Total:
Branco
( ) Tranqüilidade
( ) Paz
( ) Imparcialidade
( ) Negociação
( ) Docilidade
( ) Mediação
Total:
AVALIAÇÃO FINAL:
Minha cor positiva mais marcante (onde somei mais pontos): ..................................
A cor que preciso desenvolver mais (onde somei menos pontos): ...........................
PROSSEGUINDO...:
10- Cada participante pega uma folha na cor identificada na auto
avaliação como sua cor positiva mais marcante.
11- Em seguida, cada um escolhe duas cores, uma para o colega da
direita, e outra para o colega da esquerda, conforme a cor positiva
mais marcante que identifica em cada um. A cor escolhida será
colada na cadeira, atrás do participante.
12- Cada participante apresenta sua cor positiva mais marcante, e
depois compara-a com as outras cores que lhe foram dadas pelos
colegas.
13- Comentários: Cada um expressa o que achou da dinâmica:
Gostou? Sentiu alguma dificuldade, por que? Qual foi o objetivo da
dinâmica?
Exercício de auto avaliação:
(folha a ser distribuída a cada participante)
Marque pontos de 01 à 04, de acordo com a escala:
1- raramente 2 - algumas vezes 3- Freqüentemente 4- sempre
Comportamento, reações, atitudes e ações que normalmente apresento:
Verde
( ) Ousadia
( ) Inovação
Vermelho
( ) Paixão
( ) Emoção
Amarelo
( ) Energia
( ) Radiância
( ) Espontaneidade ( ) Explosão ( ) Calor
( ) Criatividade ( ) Afetividade ( ) Positivismo
( ) Flexibilidade ( ) Sensibilidade ( ) Animação
( ) Ludicidade ( ) Carinho ( ) Entusiasmo
Total: Total: Total:
Azul
( ) Organização
( ) Minúcia
( ) Boa Memória
( ) Realização do que foi planejado
( ) Capacidade de síntese
( ) Facilidade para administrar
Total:
Branco
( ) Tranqüilidade
( ) Paz
( ) Imparcialidade
( ) Negociação
( ) Docilidade
( ) Mediação
Total:
AVALIAÇÃO FINAL:
Minha cor positiva mais marcante (onde somei mais pontos): ..................................
A cor que preciso desenvolver mais (onde somei menos pontos): .........................






@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


DINÂMICA: GOSTO DE VOCÊ
MATERIAL: Aparelho de CD – música suave.
Papel e lápis para cada participante (cada folha de papel deverá ter
escrito: Nome: e em baixo a frase “Gosto de você porque...”)
Folhas com textos inspiracionais extraídos das sagradas escrituras.
OBJETIVO: Exercitar a capacidade de enxergar a nobreza do ser
humano; ver as qualidades de cada pessoa.
DESENVOLVIMENTO:
1- O Facilitador distribui os textos entre os participantes e solicita que
leiam fazendo um breve comentário:
2- O Facilitador acrescenta que vamos então fazer um exercício
prático, visando atender as exortações de ‘Abdu’l-Bahá. Distribui a
folha de papel para cada participante e pede que cada um escreva
o seu nome no alto da folha.
3- Em seguida, cada participante deve passar a sua folha para o
colega, que deverá escrever uma qualidade da pessoa cujo nome
está escrito na folha.
4- Este procedimento é repetido à medida que os papéis vão
passando de mão em mão, e todos vão escrevendo uma qualidade
para cada pessoa.
5- Quando a folha de cada um retorna às suas mãos, um por um,
cada participante lê as qualidades que os seus colegas lhe
atribuíram. Outra opção, é pedir que a pessoa ao lado leia as
qualidades escritas na folha do seu amigo, e vice-versa.
6- Comentários: O que achou da dinâmica? Sentiu alguma
dificuldade? Qual? Qual na sua opinião foi o objetivo da dinâmica?
Você acha que ela atingiu seus objetivos?
(Folha para ser distribuída a cada participante): J J J J J J
Nome:
Gosto de você porque: 




*************************************************************

DINÂMICA: Os Pássaros
MATERIAL: Gravador. CD com músicas animadas.
OBJETIVO: Integração. Aumentar o amor e amizade entre os participantes.
Exercitar a colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
1- O Facilitador solicita a todos os participantes que caminhem
livremente por toda a sala ao som da música.
2- Ao comando do Facilitador, deverão ser formados “ninhos”, aos
pares, com uma dupla de participantes dando-se as mãos e elevandoas
de modo a formar um “teto” de uma casa. Esses “ninhos” deverão
abrigar um, dois, três ou muitos pássaros de uma vez, obedecendo
sempre ao comando do Facilitador.
3- O Facilitador dá repetidas ordens: “dois pássaros no ninho”; “quatro
pássaros no ninho”; etc..., etc... O objetivo é não deixar nenhum
“pássaro” sem ninho.
4- Comentários: Qual o objetivo da dinâmica?



%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

DINÂMICA: Os segredos da caixa
MATERIAL: Gravador. CD com músicas animadas. Caixa com frases
para completar dobradas e colocadas em interior.
OBJETIVO: Integração. Aumentar o conhecimento entre os
participantes.
DESENVOLVIMENTO:
1- O Facilitador solicita que os participantes sentem-se em círculo e
coloca uma música bem animada.
2- Ao comando do Facilitador, uma caixa contendo várias frases
deverá passar de mão em mão ao som da música.
3- Quando a música para, a pessoa que está com a caixa na mão
abre-a, retira uma frase e completa.
4- O Facilitador novamente coloca a música e a caixa continua
circulando de mão em mão. Sempre que a música para, a pessoa
que está com a caixa deve retirar uma frase e completá-la conforme
suas próprias idéias e sentimentos.
5- A brincadeira continua até que se perca o interesse.
PERCEBO QUE, A CADA DIA, ESTOU ME TORNANDO ...
EU ME SINTO FELIZ QUANDO ...
O QUE EU MAIS ADMIRO NAS PESSOAS É ...
EU ME SINTO UMA PESSOA AMADA QUANDO ...
O MUNDO SERIA MAIS FELIZ SE ...
O MEU MAIOR SONHO É ...
QUANDO EU ......................................... ME SINTO UMA PESSOA
REALIZADA.
O MEU MAIOR TESOURO É ...
A MELHOR MANEIRA DE VENCER AS DIFICULDADES É ...
A MELHOR MANEIRA PARA TER GRANDES AMIGOS É ...
A FELICIDADE VERDADEIRA SE CONQUISTA ATRAVÉS ...
O QUE MAIS ME MARCOU EM MINHA VIDA FOI ...
NA NATUREZA, O QUE MAIS ME ENCANTA É ...
A MINHA MAIOR CONQUISTA FOI ...
O QUE EU PRETENDO CONQUISTAR NO FUTURO É ...
CONSIDERO A FASE ATUAL DA MINHA VIDA COMO ...
UM AMIGO VERDADEIRO É AQUELE QUE ...
O QUE EU MAIS ESPERO DAS PESSOAS QUE AMO É ...
O MAIOR DESAFIO PARA UMA PESSOA DEVE SER ...
O QUE PODE ASSEGURAR A UNIDADE É ...
O QUE ME FAZ SENTIR BEM EM UM AMBIENTE OU LUGAR
É ...
EU ME CONSIDERO UMA PESSOA ...
EU GOSTARIA QUE SE LEMBRASSEM DE MIM COMO UMA
PESSOA...
SE EU PUDESSE PEDIR AO GÊNIO DA LÂMPADA UMA
QUALIDADE, EU PEDIRIA ...
PARA SE CRESCER COMO SER HUMANO É NECESSÁRIO ...
A PALAVRA QUE MELHOR DEFINE ESSE GRUPO É ...
EU ACHO QUE AS PESSOAS ME CONSIDERAM UMA PESSOA
...
O QUE TORNA UMA PESSOA FASCINANTE É ...
ATUALMENTE, AS IDÉIAS QUE MAIS OCUPAM MEUS
PENSAMENTOS SÃO ...


DAQUI A DEZ ANOS EU GOSTARIA DE ESTAR ...
AS ATIVIDADES QUE MAIS ME DÃO PRAZER SÃO ...
QUANDO ESTOU FELIZ EU ...
CONSIDERO QUE A VERDADEIRA RIQUEZA É ...
ACHO QUE A MELHOR MANEIRA DE SE APROVEITAR BEM
A VIDA É ...
O MAIOR OBJETIVO NA MINHA VIDA É ...
UMA PESSOA PODE CONQUISTAR UMA VIDA TRANQUILA
ATRAVÉS ...
QUANDO NÃO HÁ ORGANIZAÇÃO O RESULTADO É ...
RESPEITAR OS OUTROS SIGNIFICA ...
EU SINTO QUE AS PESSOAS ME RESPEITAM QUANDO ...
A MELHOR MANEIRA PARA RELACIONAR-SE BEM COM
TODAS AS PESSOAS É ...
A MAIOR FORÇA DE UM GRUPO ESTÁ ...
SE EU FOSSE UM NÁUFRAGO, AGARRADO A UM TRONCO,
PENSARIA ...
PARAÍSO PARA MIM SIGNIFICA ...
EU CONFIO NAS PESSOAS QUE ...
44
A MELHOR MANEIRA DE DEMONSTRAR QUE AMAMOS AS
PESSOAS É ....
SE EU NÃO FOSSE QUEM EU SOU, EU GOSTARIA DE SER ...
SE EU FOSSE UM ANIMAL EU GOSTARIA DE SER ... PORQUE
...
A PARTE DO MEU CORPO QUE EU MAIS GOSTO É ...
SE EU ACERTASSE HOJE NA LOTERIA EU...
SE EU ESTIVESSE PERDIDO NO MEIO DA SELVA, EU...
SE EU FOSSE CAPTURADO POR UMA TRIBO DE CANIBAIS,
EU DIRIA ...
EU ME SINTO MUITO ATRAENTE QUANDO...
A PESSOA MAIS INCRÍVEL QUE EU CONHEÇO É ...
SE EU FOSSE UM SUPER HERÓI OU SUPER HEROINA, EU
GOSTARIA DE SER O/A ...
ENTRE A BELEZA E A RIQUEZA EU ESCOLHO ...
QUANDO EU ME APAIXONO POR ALGUÉM EU ...
O MAIOR “MICO” QUE EU PAGUEI EM MINHA VIDA FOI...
UMA COMIDA QUE ME DEIXA COM ÁGUA NA BOCA É...
O QUE ME DEIXA MUITO ZANGADO(a) E ME TIRA DO SÉRIO
É ...
SE ALGUÉM QUISER ME DEIXAR MUITO FELIZ DEVE...
UM LUGAR QUE ME TRAZ RECORDAÇÕES MUITO BOAS É...
A PESSOA QUE EU PROCURO PARA COMPARTILHAR A
MINHA VIDA É UMA PESSOA...
QUANDO EU FICAR MAIS VELHO(A) EU QUERO...
A LEMBRANÇA MAIS FELIZ QUE EU TENHO É...
SE EU PUDESSE ESCOLHER OUTRO NOME PARA MIM EU
ESCOLHERIA...
A COMIDA QUE EU NÃO COMO DE JEITO NENHUM É...
EU NÃO PODERIA VIVER SEM...
QUANDO EU OBSERVO A SITUAÇÃO DO MUNDO ATUAL
EU...

******************************######***********************************


Dinâmica da Lição : Nova Criatura (Pré-adolescentes)
Dinâmica: Milho de Pipoca
Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus.
- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho de Pipoca
             Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.
           
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.
            Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.
 Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura.  No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autor: Rubem Alves.
- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação.
O barulho pode representar a alegria da transformação.

- Para concluir, entreguem para cada aluno um saco de pipoca.








Nenhum comentário:

Postar um comentário